segunda-feira, 8 de dezembro de 2008

CONAB continuará beneficiando Produtores da Agricultura Familiar em 2009

Por Weber

O Município de Monte Alegre de Sergipe mais uma vez é contemplado com o Programa CAEAF- CPR DOAÇÃO SIMULTÂNEA pela CONAB.

O Programa CAEAF foi implantado, em nosso Município, em 2007, atendendo a um grande número de pessoas: alunos das escolas, beneficiários de projetos da assistência social, enfermos e famílias carentes. 

No decorrer do programa pudemos comprovar a relevância do projeto, uma vez em que constatamos a redução da evasão escolar e a alegria de várias famílias que foram beneficiadas, reduzindo assim parte da deficiência nutricional.

Outrossim,  notamos a satisfação dos produtores que venderam seus produtos pelo  preço de mercado, eliminando a figura do atravessador. Dessa forma, o Programa contribui para o fortalecimento da agricultura familiar, estimulando o homem do campo a investir cada vez mais na sua propriedade, garantindo assim, sua permanência no campo.  

Como funciona o Programa CAEAF- CPR DOAÇÃO SIMULTÂNEA?

  • OBJETIVO
Garantia da compra dos produtos provenientes da agricultura familiar a preço justo para destina-los às pessoas em situação de insegurança alimentar e nutricional 

  • PUBLICO ALVO
Agricultores familiares enquadrados nos grupos A ao D do Pronaf.

  • PRODUTOS AMPARADOS 
Produtos oriundos da agricultura familiar próprios para consumo humano.

  • LIMITE
O Programa permite a compra de alimentos, até o limite de R$ 3.500,00 por agricultor familiar/ano enquadrado no Pronaf 

  • GESTÃO
Os beneficiários fornecedores (produtores) entregam sua produção a ADSM (Associação de Desenvolvimento Sustentável de Monte Alegre) que logo em seguida passa para os beneficiários consumidores (escolas, hospital, beneficiários de programas de Assistência Social e algumas famílias carentes). Logo após, a ADSM faz a prestação de conta com a Conab, que em seguida libera o dinheiro para o pagamento dos produtores.

Nenhum comentário: