quinta-feira, 11 de dezembro de 2008

Começou hoje, na Sede do Município, o Cadastramento do Garantia Safra

Por Weber

Começou hoje, na sede do nosso município, o cadastramento do Programa Garantia Safra referente a safra de 2009.

O Garantia Safra é uma iniciativa solidária de atendimento ao agricultor familiar do semi-árido em caso de perda de safra devido a seca. Uma ação solidária entre os três Entes Federativos (Municípios, Estados e União) e os Agricultores, todos preocupados em contribuir para fornecer aos agricultores familiares do semi-árido um mecanismo capaz de lhes dar segurança de forma que, caso não seja possível uma boa colheita naquele ano, eles não ficarão totalmente desamparados. Sendo uma ação solidária, para acontecer necessita da colaboração de todos os entes. Assim, primeiro os Estados assinam Termo de Adesão junto à União, representada pelo Ministério do Desenvolvimento Agrário. Depois os Municípios assinam Termo de Adesão junto aos Estados. Por fim, os municípios que aderiram naquela safra dão início aos procedimentos para a participação dos agricultores.

Os agricultores interessados em inscrever-se no programa, devem dirigir-se ao Jardim de Infância Ana Luiza Valadares para efetuar o seu cadastro. O cadastramento está sendo feito pela EMDAGRO e Secretaria Municipal de Agricultura.

A previsão é inscrever mais de 2.500 agricultores, pois o município hoje tem disponível 2.400 cotas para atender os agricultores.
O cadastramento começou no dia 12/11/2008 na Zona Rural. Foram atendidas as comunidades Monte Santo I e II, Lagoa das Areias, Couro, Baixa do Tatu, São Raimundo, Lagoa da Espora, Primeiro de Maio, Raimundo Monteiro, Boa Vista, Salgadinho, Grota Funda, Poço do Touro, Monte Alegre Velho, Xafardona, Cajueiro, Limão Doce (Brauna), Pedra Branca, Josenilton Alves, Arbano, Bom Jardim, Urucu, Barra Nova, Retiro I e II, União dos Conselheiros, Poço dos Bois, Riacho Grande, Pau do Cedro, Olinda, Taxas, Lagoa das Varas, Lagoa de Dentro, Tabuleiro, Nova Esperança, Ladeiras, Usinas, Vistoso, Lagoa do Roçado, Cajazeira, Baixa da Coxa, Baixa Verde, Esperança, Lagoa do Farias, Bom Jardim, Belo Monte, Lagoa da Entrada, Lagoa do Capim, Lagoa do Pato, Alto da Floresta, Jurema, Tanquinho e Vaca Serrada.

Nenhum comentário: