sexta-feira, 14 de novembro de 2008

Violência no Sertão

Por Elian Soares

Segurança pública é um assunto que sempre desperta polêmica e é alvo de crítica em qualquer governo. Por maior que sejam os investimentos nessa área, parece não surtir efeito na prática. A onda de violência e criminalidade tem crescido assustadoramente nos últimos tempos não somente em nossa cidade, em nossa região, em nosso estado, mas em todo o Brasil.

Recentemente, o assunto voltou à tona, reacendendo a discussão sobre a violência no sertão, depois que a agência do Banco do Brasil do Município de Canindé do São Francisco (SE) foi assaltada , no início da manhã de terça-feira, dia 11. Segundo o delegado da Polícia Civil na cidade, Leydson Gadelha, quatro homens armados com pistolas renderam a tesoureira da agência, Jacinta Lúcia, na casa dela, no município de Piranhas, Estado de Alagoas. A funcionária foi obrigada a entrar no carro da família, um Cross Fox de cor vermelha de placa policial KGU-0250, e levada ao banco, onde os vigilantes também foram pegos de surpresa e rendidos pelos quatro assaltantes. Toda a ação durou menos de 30 minutos. Após recolher o dinheiro do cofre eletrônico, a tesoureira foi novamente conduzida ao veículo e levada para o Estado de Alagoas, onde foi libertada.

Tais ações criminosas não são novidades em nossa região. A população montealegrense já foi vítima e vivenciou vários episódios dessa natureza. O Banco do Brasil da nossa cidade já foi assaltado quatro vezes. Os funcionários do Supermercado Andrade e Aragão já passaram por este sufoco 03 vezes.

Quem não se lembra do triste episódio na Farmácia no ano passado? O site G1, da Globo descreve: "De acordo com informações da Secretaria da Segurança Pública de Sergipe, policiais militares notaram movimentação suspeita de dois homens no Centro de Monte Alegre e resolveram abordá-los, temendo que eles estivessem planejando um assalto. No momento da abordagem, os suspeitos teriam reagido atirando contra os PMs. Um conseguiu fugir correndo, enquanto o outro (o menor) entrou na farmácia e tomou como reféns as três pessoas que estavam dentro - as jovens e a proprietária do estabelecimento. Segundo a dona da farmácia, o rapaz atirou nas reféns logo depois de entrar no estabelecimento e passou a fingir que estava tudo bem para ganhar tempo. Depois de mais de quatro horas de negociação, o assaltante aceitou se render, com a condição de que fosse enviada ao local uma ambulância. Quando ela chegou, o menor foi atendido, mas as reféns, não - a polícia alega que desconhecia que elas estavam feridas. Sem outro veículo para transportá-las ao hospital, elas foram levadas em carros policiais para o hospital. Uma delas já estava morta. A unidade de saúde da cidade quase foi invadida. Os moradores queriam linchar o assaltante, mas a polícia impediu".

São poucos os problemas sociais que mobilizam tanto a sociedade quanto os relacionados à violência e a criminalidade. Foi o que aconteceu em Monte Alegre, em 04 de maio de 2007. A Associação Malungo articulou uma manifestação pacífica em protesto à tragédia ocorrida e um culto ecumênico, envolvendo os sertanejos na cidade de Monte Alegre, com a participação da população e representantes dos movimentos sociais sergipanos. A mobilização reuniu mais de cinco mil pessoas vindas de várias cidades da região, como Porto da Folha, Nossa Senhora Aparecida e Poço Redondo. Estiveram presentes dezenas de autoridades, inclusive o governador, que demonstrou sua solidariedade e anunciou um pacote de medidas contra a violência.

Quais medidas tomou o governador a partir deste episódio? De imedito, nada de efeito considerável. Somente no dia 22 de setembro de 2008, o governador Marcelo Déda fez um investimento regional mais sólido, quando inaugurou a unidade do Pelotão Especial de Policiamento em Área de Caatinga (Pepac), que tem como principal missão o combater os dois principais problemas da área: o roubo de gado e o tráfico de drogas. A sede do Pepac fica localizada no povoado Vaca Serrada, município de Porto da Folha, próximo à nossa cidade. Composta por 19 policiais, sendo três deles oficiais, a nova unidade da Polícia Militar entrou em funcionamento no dia 25 de julho deste ano no antigo posto de fiscalização da Secretaria da Fazenda. O prédio foi reformado para abrigar o pelotão, cuja atuação abrange uma área que vai do município de Canindé do São Francisco até a cidade de Aquidabã.

Apesar do investimento, o cidadão sente-se inseguro, impotente diante da crescente marginalidade. Ela atinge a todos, indiscriminadamente. Sendo assim, cada um se defende como pode. Há algum tempo era impossível se ver, em nossa cidade, uma casa com cerca eletrificada. Hoje já é possível detectar esse recurso.

É certo que a sociedade precisa colaborar - cultivar uma cultura da paz; avaliar, rever seus valores e conceitos, no entanto, não temos visto políticas sociais eficazes, por parte dos governos, nas comunidades carentes, principalmente na zona rural e periferias. Todos sabemos que, o problema da violência está ligado a fatores sociais - famílias desestruturadas, marginalizadas por falta de educação, formação profissional, desemprego, discriminação, falta de moradia, etc.

Não adianta investir em armas, veículos, equipamentos, capacitação policial, recursos tecnológicos sem atacar a raiz do problema.É preciso investir mais em Educação, formação profissional, assistência social, esporte, lazer nas comunidades marginalizadas.

Enquanto essas ações não acontecem, "salve-se quem puder"!

Fontes Consultadas:
Portal G1 - Globo -
g1.globo.com/
Agência Sergipe de Notícias - http://www.agencia.se.gov.br/
Portal Segurança - http://www.ssp.se.gov.br/

Nenhum comentário: