sábado, 22 de novembro de 2008

NATAL ALEGRE


Estamos nos aproximando do Natal - época festiva em que, EM TESE, se comemora o nascimento de JESUS. Nos dias em que antecedem o Natal o comércio repõe seus estoques, as pessoas programam viagens, enfeitam suas casas com árvores e luminárias e listam ou compram os presentes desejados.

Ainda, nesse período há os que colocam em prática um projeto social - pessoal ou empresarial. É o caso do jovem montealegrense Aritana, que há alguns anos atrás criou o Projeto NATAL ALEGRE, um projeto interessante e de grande repercursão.

Vamos conhecer esse projeto?

PROJETO NATAL ALEGRE

Apresentação

Esse projeto surgiu da iniciativa de um morador de Monte Alegre de Sergipe, que desde o ano 2000, procurou promover um natal diferente, que pudesse contemplar crianças carentes. Tornando esse dia de brincadeiras e alegria.Dessa forma diante de tantas coisas ruins que tem acontecido no nosso sertão, violência envolvendo jovens, prostituição infantil, concentração de renda, exploração e tantas coisas mais. Fruto da fragilidade dos políticos públicos, famílias precisadas, que não chegam ao seu destino de uma vida digna.Baseando nestes fatos resolveu priorizar as crianças e os adolescentes trabalhando o resgate das festas natalinas, envolvendo adolescentes e crianças através das escolas e comunidade em geral, onde os mesmos irão utilizar materiais reciclados para confeccionar objetos de decoração natalina, desenvolvendo com isso as seguintes ações, reutilização de material reciclado, protegendo a natureza e despertando a criatividade, a auto-estima a integração professo x alunos, escola x família escola e comunidade ou, além de tudo isso motivar a arte viva os espetáculos de teatro, resgate das quermesses, presépio e musica da época. O projeto irá mostrar a importância das ações da preservação da natureza, indicando a leitura do mundo para o mundo.

Justificativa

Diante dos fatos expostos, justificamos o presente projeto pela necessidade de implementar ações publicas contribuindo para o resgate da herança cultural do natal, como uma forma de promover a integração e a auto estima, do nosso povo já estão desgastando pela ação individualista da modernidade e dos indevidos sociais.O município de Monte Alegre de Sergipe com um dos mais baixos índices IDH nos municípios sergipanos, com o índice de 0,586% de analfabetismo vive em total desconhecimento das causas ambientais contribuindo assustadoramente para a degradação da natureza.Porém hoje aproveitamos o desejo da iniciativa da proposta do natal alegre para trabalhar o reaproveitamento de material reciclável, a integração das ruas e bairros e desenvolver a auto-estima da população além de investir nas descobertas dos talentos e vocações contribuindo também para promover o lazer e a economia local.Desta forma o N. AL considera a integração a parceria e o fazer conjuntos de escolas, nas ruas e preservação ambiental e de fortalecimento da sociedade.

Detalhes das ações

Na procuração com o meio ambiente, com a valorização humana com a promoção do resgate da cultura e com a geração de renda através de ações simples mais que promova o envolvimento da nossa sociedade.Toda via faz-se necessário o envolvimento dos educadores, moradores dos bairros e ruas que serão envolvidos e preparados para facilitas a formação de equipes para desenvolver as seguintes ações:Promover decoração natalina em todas as ruas da cidade utilizando material reciclado;Confeccionar em cada rua uma árvore de natal valorizada a originalidade e criatividade;Promover o resgate do folclore natalino a exemplo de pastoral, rezado, bandas de pífanos, samba coco, as ciganas, os soldados;Promover um concurso de papai Noel;Montar em cada praça da cidade um presépio; Promover quermesse com rifas, barracas de comidas, correio elegante, pescaria peças de teatro e apresentação de grupos folclóricos etc.
Objetivo geral
Promover ações educativas através de resgates da cultura natalina onde os jovens, crianças e adultos desenvolveram seus talentos e também proporcionará aos mesmos o estimulo e a valorização cultural.Objetos específicos:2 – Promover a inserção das escolas e comunidades nas atividades de confecção de objetos necessários para a construção das árvores, presépio e decoração das ruas;1 – Promover a sensibilização da nossa comunidade para desenvolver o projeto;3 – Organizar grupos para coordenar as ações;4 – Proporcionar oficinas com todos os grupos para preparar as ações;5 – Confeccionar objetos que serão utilizados nos trabalhos;6 – Formar as equipes e promover as ações;

Resultados esperados:

* Qualitativos:...escolas participantes envolvendo. ...estudantes que foram partida excursão do projeto, além de envolver também mais ou menos... Pessoas moradoras das ruas onde irão ser desenvolvidas as ações.* Qualitativos:Promover o intercambio entre comunidade e escola, despertar a criatividade, melhorar o relacionamento entre pessoas, desenvolver as crianças a auto-estima. Além de reutilizar material reciclado.Excursão 1 – Sociabilizações, esc...2º semana de 13 a 18 de outubro a apresentação do projeto nas escolas e comunidades, e formação de equipes coordenação dos trabalhos.3º de 27 a 31de outubro oficina de capacitação das equipes.4º de 17 a 29 de novembro confecção dos materiais para decoração natalina.5º de 1 a 13 decoração das ruas.6º de 15 a 20 de dezembro julgamento das decorações e apresentação das ruas.7º dia de 24 às 5:00 h alvorada com a banda marcial.

Nenhum comentário: