quarta-feira, 12 de novembro de 2008

MPA PROMOVE II FESTA CAMPONESA NA COMUNIDADE RETIRO

Por Weber


O Movimento dos Pequenos Agricultores (MPA) realizará, neste sábado, 15 de novembro de 2008, a II FESTA CAMPONESA na Comunidade Retiro, neste Município.

A Festa Camponesa surgiu da vontade dos Pequenos Agricultores resgatarem e afirmarem sua cultura, valorizar o jeito camponês e nordestino de celebrar os momentos festivos.

Ao longo do tempo foi se perdendo a cultura do forró pé de serra tão divulgado por Luiz Gonzaga, que hoje dá lugar ao forró eletrônico com músicas que descaracteriza e empobrece a cultura do povo com seus termos pejorativos maltratando principalmente as mulheres.

Assim, os Grupos de Base organizados no MPA, vem pelo segundo ano, Festejar e resgatar um jeito diferente de celebrar a mística do forró pé de serra. De valorizar os sentimentos do povo, que através da música manifesta sua originalidade, sua alegria e o jeito de ser e viver.

Ainda existem chamas acesas no coração da gente da roça. Trabalhadores e Trabalhadores que preservam suas raízes, seja no jeito de produzir, de fazer agricultura, na relação com a natureza e na cultura artística, mostrando que: É bom viver no campo, é bonito ser camponês. O ruim é ser discriminado e desvalorizado em qualquer lugar do mundo.

Segue, abaixo, a programação do evento festivo:

PROGRAMAÇÃO

08h da manhãabertura com uma partida de futebol Feminino, entre:
• Comunidade Retiro X Assentamento Alto Bonito/Canindé
• Torneio de Futebol
Premiação
1° lugar – 200,00$
2° lugar – 100,00$
A partir do 3° colocado 1 carneiro pra equipe que desclassificar outra.


18h – Forrozão Camponês
• Vera do Acordeom e Grupo Musical Mistura Forrozeira


20h – Grandioso leilão
Obs.: Todos que forem levar um prêmio pra o leilão.


23h – Continuação do Forrozão Camponês
• Vera do Acordeom e Grupo Musical Mistura Forrozeira


O MPA Convida a toda comunidade montealegrense a participar desse movimento cultural.

Nenhum comentário: