quinta-feira, 12 de março de 2009

Sergipe Cidades: Projeto vai beneficiar todo o interior Sergipano.


BNDES garante R$ 250 milhões ao 'Sergipe Cidades'

O presidente do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), Luciano Coutinho, e o governador Marcelo Déda assinaram nesta quarta, 11, no Rio de Janeiro, contrato no valor de R$ 250 milhões destinados ao projeto ‘Sergipe Cidades’. Com os recursos, que serão despendidos ao longo dos próximos três anos, o Governo de Sergipe quer impulsionar o desenvolvimento do interior do estado, gerando, além de empregos e renda, melhores condições de vida à população sergipana.

O projeto prevê, por exemplo, a construção de creches, escolas técnicas, centros comunitários, delegacias, postos policiais, mercados municipais, terminais rodoviários, praças e ginásios de esportes, além de investimentos em infra-estrutura, como saneamento e pavimentação urbana. A dimensão do ‘Sergipe Cidades’ pode ser avaliada pelo entusiasmo do presidente do banco e sua equipe, que o qualificou como “inovador” e um “novo paradigma” para o BNDES.

Segundo Luciano Coutinho, o Governo de Sergipe buscou, “com uma filosofia inovadora, de buscar de baixo para cima através de investimentos em infra-estrutura econômica e social, mobilizar as comunidades, mobilizar os pequenos empresários e criar oportunidades”. Na visão de Coutinho, o ‘Sergipe Cidades’ deverá se transformar em modelo para outros estados. “É uma grande alegria poder apoiar Sergipe, que nos apresenta um projeto competente, muito bem articulado, e que, eu espero, se transforme num grande exemplo, daqui para frente, para atuação do BNDES nos estados”.

Assessora direta da presidência do banco, Helena Lastres expressou igualmente seu contentamento com o projeto sergipano. “Eu quero agradecer Sergipe, pois o projeto vai ao encontro do que quer o BNDES”. Segunda ela, que coordenou durante todo o dia reuniões técnicas entre as equipes do Governo de Sergipe e do BNDES, a proposta foi “muito bem elaborada”, pois se preocupou em ouvir o usuário final das iniciativas e definir projetos pertinentes com as realidades locais. Na definição de Coutinho, a iniciativa “maximiza os efeitos positivos do projeto” ao fugir de propostas tradicionais entregues ao banco.

O ‘Sergipe Cidades’ é fruto de muito planejamento e democracia, já que levou em conta a opinião de quase 25 mil cidadãos sergipanos reunidos em conferências territoriais. Outra condição indispensável para o sucesso da empreitada foi a condição fiscal privilegiada do estado, necessária para a obtenção do empréstimo. “Essa é mais uma prova de que valeu o sacrifício que fizemos para organizar as contas do Estado. Graças a esses ajustes, Sergipe hoje tem crédito”, lembrou o governador Marcelo Déda.

Foco no cidadão

Mais relevante, talvez, prosseguiu o governador, seja “o foco no cidadão que mora no interior, nos povoados. São aqueles que não tem acesso ao desenvolvimento social e econômico. Esse é o nosso alvo: interiorizar o desenvolvimento, através da geração do emprego e da renda, através da universalização dos direitos que transformam cada sergipano em cidadão brasileiro pleno”. Ao mesmo tempo, Déda elogiou o “momento histórico do BNDES que, sob o governo do presidente Lula e a direção de Luciano Coutinho, se transformou em ferramenta indispensável para que o Brasil vença a crise econômica internacional, seja financiando o setor privado, seja abrindo crédito para o setor público”.

Segundo Déda, a população de Sergipe vai sentir facilmente os benefícios do ‘Sergipe Cidades’. “Quando elaboramos o projeto não olhamos apenas, por exemplo, para a infra-estrutura. Olhamos também o bem-estar social. Desde distritos industriais que vão ser construídos para sediar pequenas e micro empresas para alavancar arranjos produtivos locais até a construção de ginásios de esportes, por exemplo”, comentou o governador. A visão integrada da proposta visa atender plenamente ao cidadão, melhorando a vida dentro de sua comunidade.

Sebrae

As reuniões técnicas entre o BNDES e o Governo do Estado, com a participação do Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) de Sergipe, serviram para detalhar a participação e responsabilidade de cada integrante do projeto. Nelas, a secretária de Estado do Planejamento, Lúcia Falcón, e o secretário do Desenvolvimento Econômico, Jorge Santana, expuseram, por exemplo, como funcionarão os Centros Vocacionais Tecnológicos (CVT), que formarão mão-de-obra especializada para as empresas que se instalarão nos Centros Empresariais Integrados (CEI), além de oferecer serviços tecnológicos às indústrias.

Acompanharam o governador ao evento o senador Antônio Carlos Valadares, o presidente da Assembléia Legislativa, deputado Ulices Andrade, os deputados federais Jackson Barreto, Valadares Filho e Albano Franco, os prefeitos de Aracaju, Edvaldo Nogueira, e de Santana de São Francisco, Ricardo Roriz (presidente da Associação de Municípios do Vale e do Baixo São Francisco), e os secretários Oliveira Júnior, da Casa Civil, João Andrade, da Fazenda, Walmor Barbosa, da Infra-estrutura, Humberto Costa, das Cidades e Integração Municipal, além de Max Montalvão, presidente da Deso, e de Pedro Lopes, representante de Sergipe em Brasília. Também compareceram à solenidade o superintendente do Sebrae/Se, Emanuel Sobral, seu diretor financeiro, Marcelo Barreto, e o diretor técnico, Adeilton Leite.

Fonte: Agência Sergipe de Notícias

Nenhum comentário: