quarta-feira, 25 de março de 2009

Secretário Municipal de Agricultura, Fábio Weber, participa da 1ª Mostra Nacional de Desenvolvimento Regional, em Salvador/BA.



O Secretário Municipal de Agricultura, Fábio Weber, esteve presente na 1ª Mostra Nacional de Desenvolvimento Regional, na capital baiana. O Secretário foi representar a mesorregião de Xingó, da qual é COORDENADOR. 

Veja a matéria completa:

Sergipe assina pacto pelo desenvolvimento da região Nordeste
Fonte: Agência Sergipe de Notícias
Fotos: Foto: Márcio Dantas/ASN


União, estados e municípios juntos para combater as desigualdades sociais presentes na região nordeste. Essa é a síntese do compromisso que foi assinado pelo presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, e governadores nordestinos durante a solenidade que marcou a abertura da 1ª Mostra Nacional de Desenvolvimento Regional. O ato foi realizado nesta terça-feira, 24, no Centro de Convenções da Bahia, na cidade de Salvador. O governador Marcelo Déda foi um dos governadores que assinou o compromisso para acelerar a redução das desigualdades em Sergipe.

“Esse pacto mobiliza os entes da federação para enfrentar alguns indicadores que envergonham o nordeste brasileiro”, salientou o governador. Ele se referiu às metas do compromisso 'Mais Nordeste Pela Cidadania', que focam a redução da mortalidade infantil, a queda do analfabetismo, a erradicação do sub-registro civil e o fortalecimento da agricultura familiar.

“Nós assumimos, conjuntamente, o compromisso da garantir o acesso ao registro civil a todas as crianças nascidas na região, reduzindo o número de sub-registros, o compromisso de buscar adequar os indicadores de mortalidade infantil aos padrões do país e depois aos padrões internacionais, melhorando o atendimento e o acompanhamento das mães no trabalho de pré-parto, além da assistência prestada às gestantes”, destacou Déda.

Metas para o Nordeste

Segundo o governador, também foi pactuada a ampliação da rede de extensão rural, oferecendo assistência técnica à agricultura familiar. “Estas são medidas que visam garantir direitos aos cidadãos nordestinos, atingindo metas civilizadas que coloquem a região Nordeste num patamar de igualdade com as demais regiões do país”, avaliou.

Assinaram o documento, além do governador Marcelo Déda, o governador em exercício do Ceará, Francisco Pinheiro, os governadores da Bahia, Jacques Wagner, da Paraíba, José Maranhão, do Piauí, Wellington Dias, além de Wilma de Faria, do Rio Grande do Norte, e Teotônio Vilela Filho, de Alagoas. Também subscreveram o documento os ministros do Desenvolvimento Agrário, Guilherme Kassel, o ministro da Saúde, José Gomes Temporão, e a ministra-chefe da Casa Civil, Dilma Rousseff.

Ação de coragem

O ministro da Integração Nacional, Geddel Vieira Lima, destacou a iniciativa que ele reputa como uma ação de coragem e desprendimento do presidente da República, ao propor a retomada da política de integração nacional. Segundo ele, os brasileiros devem buscar incisivamente valorizar e preservar os laços de união e as similaridades, combatendo os fatores que desequilibram os índices de desenvolvimento e qualidade de vida.

“A política de integração capitaneada pelo presidente Lula vem realizando obras estruturantes, investimentos inéditos em programas sociais e a ampliação da rede de proteção sobretudo no nordeste brasileiro. Só assim, conseguiremos combater as desigualdades e promover o desenvolvimento, ampliando o que já vem sendo feito”, lembrou Geddel.

Nordeste em destaque  

Já a ministra-Chefe da Casa Civil, Dilma Rousseff, lembrou que os índices que apontam para o combate às desigualdades são duas vezes mais acentuados no Nordeste do que em qualquer outra região do país. “O que vem ocorrendo é a efetiva redução das desigualdades, graças a uma política consistente do Governo Federal, que conseguiu inverter, de forma inédita, a concentração de renda regional nos últimos 30 anos no Brasil”, ponderou a ministra. Segundo ela, esse resultado se reflete em índices como o crescimento do emprego formal, a evolução do Produto Interno Bruto, e a ampliação dos investimentos em infra-estrutura, na qual o Nordeste supera todas as demais regiões do país dentro de uma política estratégica.

“Estamos recompondo as metas de desenvolvimento regional, utilizando como base o território”, apontou a ministra, ao definir essa ação como a melhor maneira de corrigir as distorções e potencializar as vocações da região. “Tudo isso nos leva à construção de uma estratégia exitosa para que o Brasil possa resistir à crise, saindo dela em melhores condições competitivas, além de construir um cenário de um país mais justo, igualitário e que oferece oportunidades iguais aos cidadãos de todas as suas regiões”, completou a ministra. 

Novo modo de desenvolvimento

O presidente Lula classificou o desenvolvimento regional como política de Estado, enfatizando a importância de se valorizar e potencializar a qualidade da produção, o talento e a diversidade cultural do país. “Na exposição que temos aqui, podemos conhecer os resultados de uma política correta do ponto de vista estratégico. É a evolução do modo de desenvolvimento, que mostra o quanto fomos prejudicados por mais de 25 anos de má gestão e ausência de obras estruturantes. Infelizmente, nossos governantes não conheceram a plenitude da capacidade produtiva da nossa gente”, apontou o presidente, em relação ao que pode ser visto na 1ª Mostra de Desenvolvimento Regional.

A mostra reúne segmentos empresariais, instituições governamentais e não-governamentais voltadas ao desenvolvimento regional com o objetivo de estimular o potencial das regiões brasileiras. Ainda há a mostra de diversas experiências e iniciativas implantadas no país, projetos inovadores e produtos com conceito de produção sustentável. “Quando vejo tantas iniciativas produtivas e exitosas com apoio e financiamento governamental, fico me perguntando o que era feito com esses recursos no passado”, questionou o presidente Lula, ao relatar a evolução das linhas de crédito dos bancos públicos que abriram diversas novas oportunidades de empreendimento, sobretudo no Nordeste.

“Esse é um sonho realizado como homem, como brasileiro e como presidente da República. Tudo isto é resultado de uma política correta e da franca evolução de um novo modo de desenvolvimento para os brasileiros”, finalizou o presidente.

Sergipe na Mostra

No estande que demonstras as iniciativas desenvolvidas em Sergipe, numa parceria entre o Ministério da Integração Nacional e a Companhia de Desenvolvimento do Vale do São Francisco (Codevasf), estão expostas experiências executadas na mesorregião do Alto Sertão, especificamente na área da apicultura. De acordo com o engenheiro agrônomo e coordenador da mesorregião de Xingó, Valber Santana, nos últimos três anos foram investidos recursos da ordem de R$ 1,2 milhão para potencializar a apicultura e atividades afins como a produção da indumentária apícola, criando um novo ‘nicho’ de mercado, a produção de colméias, e a diversificação dos subprodutos do mel. Também foram investidos no período cerca de R$ 350 mil somente para ações de capacitação.

“Além disso, temos uma ação na região do baixo São Francisco, onde está sendo potencializada a produção do mel, do pólen e dos fármacos ligados ao mel”, completou Valber. Compartilhando a boa expectativa em relação às ações desenvolvidas em Sergipe, o apicultor Fábio Welber Costa também já contabiliza os ganhos e a mudança do padrão divida na comunidade. “O apoio do Governo Federal foi decisivo já que, além do financiamento, também recebemos uma oficina de gestão que muito tem nos ajudado para consolidar a evolução do negócio. Hoje, cerca de 150 famílias que chegaram a passar dificuldades vivem e bem desse negócio”, destacou o apicultor, que reside no município de Monte Alegre.

Presenças

Acompanharam o governador no evento os secretários de Estado da Casa Civil, Oliveira Júnior, da Educação, José Fernandes de Lima, o secretário-adjunto do Planejamento, Guilherme Rebouças, dentre outros técnicos e integrantes da administração estadual.



Nenhum comentário: