quarta-feira, 28 de janeiro de 2009

Monte Alegre, quatro anos de muito trabalho

Fonte: Jornal da Cidade
*
A administração municipal de Monte Alegre inicia uma nova fase. A cidade, que fica a 156 km da capital sergipana, tem um povo acolhedor, trabalhador e, como o nome já diz, alegre. Mas quem vê assim não imagina que em 2005 a situação do município era de total abandono. A saúde não oferecia o mínimo de atendimento básico à população. Até o único hospital existente estava fechado e contava com apenas uma ambulância para levar os doentes para o atendimento mais próximo.

Também naquele ano, a administração municipal encontrou seis meses de salários atrasados dos professores e diversos problemas na educação, a exemplo da merenda escolar, que era servida sem regularidade. Escolas estavam danificadas, sem material e nem estrutura adequados para atender aos estudantes, professores e funcionários.

Saúde

Na primeira semana de governo, a administração municipal de Monte Alegre percebeu que algo deveria ser feito na saúde, e que teria de ser rápido. Foi inserido o plantão 24h, com médicos qualificados e a farmácia básica. Nela, o paciente é atendido pelo médico e pode levar seu remédio para casa. No decorrer dos quatros anos, o setor passou a contar com três equipes de Saúde Bucal e de um gabinete móvel médico e odontológico, que leva atendimento aos assentamentos, acampamentos e povoados.

Foram contratados urologistas, cardiologistas, ginecologistas, fonoaudiólogos, psicólogos, psiquiatras, pediatras, fisioterapeutas, dentre outros. As ambulâncias, hoje, contam com seis unidades, quatro na cidade e duas nos povoados. “Para se ter uma idéia, o hospital de Monte Alegre em 2008 realizou 22 mil atendimentos e 17 mil receituários foram despachados. Desses atendimentos, aproximadamente duas mil pessoas foram de municípios vizinhos.

Educação

A primeira providência da Prefeitura de Monte Alegre na educação foi pagar aos professores os meses em atraso, férias e décimos vencidos. A merenda passou a ser servida diariamente, o que reduziu a evasão escolar. Monte Alegre também recebeu um importante benefício na atual administração: a Universidade Tiradentes, que oferece cursos como letras-português, matemática, história e informática.

Obras

Em quatro anos, o município ganhou 32 mil metros de calçamento, duas praças, quadra poliesportiva coberta, uma fábrica de artefatos de couro, reformas de 18 escolas localizadas na sede e na zona rural, e um centro de abastecimento, onde são comercializados os produtos da agricultura familiar. Foram construídas 48 casas através de recursos do governo e a praça de eventos foi restaurada.
Obras importantes estão em andamento, a exemplo do mercado da carne, em parceria com o Governo Estadual; duplicação da avenida principal, com mais 2 km; e construção de 218 casas, também em parceria com os governos estadual e federal.

Projetos
*
O progresso atrai investimento. A prova disso foi a contemplação do Distrito Industrial de Monte Alegre, onde serão construídas 20 indústrias. A cidade terá um espaço tecnológico para capacitação do pessoal e será instalada uma indústria de laticínio. Serão construídos também uma praça de alimentação com todas as comidas típicas da região, barragens, uma ponte na BR, um ginásio de esporte e um cemitério. Tratores agrícolas serão adquiridos e o asfalto do município será recapeado.


Link desta matéria: http://www.jornaldacidade.net/2008/noticia.php?id=24551

6 comentários:

Anônimo disse...

ate hoje as equipes de psf da zona rural estão sem formação, ou será que elas existem somente no papel ou são invisiveis.Ao invés de fazerem tanta propaganda não vai trabalhar de verdade,as equipes do pits existiam e faziam a diferença.

Anônimo disse...

olha na verdade vcs são muito propagandistas, além de o serem não acham defeitos para expor em relação ao gestor anterior e falam apenas do hospital na gestão anterior propagam apenas mentiras,e o hospital hoje é uma verdadeira lambança, porque apesar de ser um orgão publico, onde todos os municipes deveriam ter acesso,no entanto, o acesso é apenas para os lambe-lambe.Negando acesso ao demais , isso é coisa que em breve será levado ao conhecimento do ministério público para que seja tomadas providencias cabíveis; porque o ministério tem competencia e responsabilidade ao contrário de vcs, camabada de comes de graça.

Anônimo disse...

SOU MILITANTE DO PT , NÃO ADMITO A FORMA COMO ESTÁ SENDO GERIDO OS RECURSOS PUBLICOS, NO TACONTE A SAUDE E EDUCAÇÃO, D EMONTE ALEGRE DE SERGIPE,O PRESIDENTE LULA AMIGO DE DEDA, QUE EM SEUS DISCUSSOS DEFENDE A CLASSE TRABALHADORA, E EM CONFORMIDADE COM A CONSTITUIÇÃO BRASILEIRA ELE DIZ QUE A SAUDE É DEVER DO ESTADO E DIREITO DO CIDADÃO, AQUI OCORRE AO CONTRÁRIO, SAÚDE É PARA ALGUNS AMIGOS DE ARAGÃO, NÃO BASTASSE TUDO ISSO, ELE ARAGÃO COLOCOU LÁ NO HOSPITAL , UMA CIDADÃ, QUE NADA ENTENDE DE SAÚDE E TÁ NA CARA QUE FOI PARA PERSEGUIR AS PESSOAS,E ESTA EM BREVE SERÁ INTERROGADA PELO MINISTÉRIO PUBLICO, E EU NA QUALIDADE DE PETISTA, NÃO QUERO QUE O MEU PRESIDENTE QUERIDO LULA, PAGUE O PREÇO NAS PRÓXIMAS ELEIÇÕES E POR SER MEU COMPANHEIRO DE LUTA VOU COMUNICAR AO MEU DEPUTADO ATRAVÉS DE UM ABAIXO ASSINADO O QUE ESTÁ OCORRENDO AQUI NO MUNICIPIO DE MONTE ALEGRE. LULA ENVIA OS RECURSOS E VOCES ESTÃO FAZENDO O QUE COM O DINHEIRO DO POVO?????? FICAM DIZENDO AO POVO QUE O GOVERNO FEDERAL NÃO MANDA DINHEIRO , TENHA VERGONHA CAMBADA, COMO QUE VCS VOMITAM NO PRATO QUE COMEM?????????

Elian Soares e Antonio Geraldo disse...

Olá, Sr. AnÔnimo!

Agradecemos sua visita e comentário. Suas críticas estão registradas no blog para todos acessarem. Sinta-se à vontade pra sugerir, opinar, criticar, concordar ou discordar das matérias aqui publicadas.

Quanto à esta matéria, não fomos nós quem a elaboramos - foi o Jornal da Cidade e, como diz respeito ao nosso município foi aqui reproduzida com os devidos créditos.

De qualquer forma, suas críticas e sugestões serão sempre bem-vindas.

Anônimo disse...

Falaram de SAÚDE, EDUCAÇÃO, PROJETO,E ETC. Mais esqueceram de falar que o prefeito de Monte Alegre abondonou o ESPORTE tendo em vista que durante os 04 anos do 1º madato so teve campeonato 02 anos e foi realizado de forma muita conturbada com equipes sendo expulsas pelo simpres fato de concordar com a escalação do arbitro quem vale mais o um árbrito o o time com sua torcida?
quem não lembra da MARATONA que o prefeito antes de ser candidato usava como TRAMPOLIN para subir nas pesquisas políticas hoje passado 05(cinco)anos o mesmo a deixou inxtinta do calendario municipal e tem ainda o CAMPEONATO DOS COMECIANTES que a prefeitura finge que apoia so finge pois é cobrado o valor de 40(quarenta)reias de inscrição e mais 7,50(sete e siquenta) por jogo para pagar os ábitros como é que este campoenato tem apoio da prefeitura se até os árbitros somos nós mesmo que pagamos o valor que o campeão ganha não da nem para pagar as dispesas do time pois a premiação so é um FARDAMENTO e medalhas.
Sera que a prefeitura patrocina memso o campeonato ou mais uma vez usa o esporte como TRAMPOLIN para fazer propagada política?

por favor publique o meu comentario pois o que ta aí é tudo verdade se não publicarem é porque levou pelo lado politico.

Elian Soares e Antonio Geraldo disse...

Seu comentário será publicado, Sr. Anônimo! Como está registrado no perfil, o blog respeita a liberdade de expressão. Não é à toa que já tem leitores fiéis.

Um abraço e comente sempre que quiser.