sexta-feira, 9 de janeiro de 2009

REUNIÃO DE QUINTA-FEIRA

Por Weber

Aos 08 dias do mês de janeiro do ano de 2009, reuniram-se membro da Equipe “PLANTANDO DESENVOLVIMENTO”,  neste ato representada por Manoel Messias, Fábio Weber Sousa Costa,  Cícero José de Carvalho e José Alcino da Conceição e os presidentes da Associações dos Produtores Rurais de Monte Alegre de Sergipe, tendo como o objetivo a explanação do “Projeto de Apoio ao Desenvolvimento e à Feira de Monte Alegre”. 

Iniciada a reunião, o senhor Weber agradeceu a todos os que estavam presentes e passou a pauta da reunião. Em seguida, apresentou a equipe que estava à frente e deu a oportunidade para o  senhor Maneca fazer a explanação do projeto.

Maneca explanou minuciosamente os objetivos e parâmetros determinados pelo documento.  Apontou os quatros itens compostos do projeto, os quais foram apreciados pelos presentes atenciosamente.

OPINIÕES

Conheça a opinião dos representantes das comunidades:
O senhor Luiz Gonzaga  sugeriu que, caso o projeto seja efetivado, a prefeitura e o comércio paguem o transporte para os agricultores levar seus produtos para a feira.
O senhor José Eduardo Campos de Freitas frisou a relevância do projeto, dizendo que embora todo começo seja complicado, é importante dar o pontapé inicial.
O senhor Tonho do Bom Jardim frisou que o projeto é bom e, sendo aprovado, vai mudar uma tradição. Ressaltou, porém, que um dos maiores motivos pelos quais a comunidade de desloca-se para comprar em outros municípios, é a falta de condições - preço e prazo - que o comércio local oferece. Frisou ainda a necessidade de ter uma discussão maior para a execução do projeto.
Para o senhor Edivaldo Medrade o projeto é bom, mas discorda da transferência da feira para dia de sábado. Alegou a relevância de outras feiras e, para ele, neste dia, a feira sofreria uma queda. Defendeu, ainda, uma feirinha na terça-feira. Maria José concordou com Edivaldo. 
O Senhor Carlos Soares de Menezes colocou que concorda com a feira no sábado. Além do mais, o projeto deveria ser exposto à todas as comunidades. Reconheceu, ainda, a necessidade dos empregados de Monte Alegre ter um dia de folga para o lazer. 
Vanda frisou que se a feira for na sexta  o pai de família perde um dia de serviço. Ela vê o projeto com bons olhos, já que o objetivo do projeto é gerar emprego.
Derlei concorda com a feira no dia de sábado e acha louvável apresentar o projeto nas comunidades.
Zé Francisco concorda com o dia de sábado e que os organizadores do projeto devem providenciar a locomoção do povo para a feira. Lembrou que os produtores de leite recebem dinheiro no dia de sábado.
Reinir disse que não poderia opinar por seus associados. Weber adiantou que iria fazer um calendário de reunião nas comunidades.
Edivaldo ainda sugeriu que as autoridades façam um plebiscito. Maneca frisou a necessidade da comunidade conhecer o projeto antes de se fazer o plebiscito.
José Queiroz alegou que era contrário à mudança da feira para o dia do sábado, antes de conhecer o projeto. Agora ele acreditar que pode dar certo. Para ele, o comércio deve dar melhores condições de compras aos clientes.
Carlos Nóia concorda com a feira no dia de sábado e acha que o projeto deve ter ampla divulgação.
Joana relatou que antes de conhecer o projeto, tinha posição contrária. Disse, ainda, que, baseada numa pergunta que um dos seus alunos tinham feito, era a favor de uma eleição.
José Aparecido defendeu a transferência da feira para o dia de sábado, exemplificando as feiras das cidades de Dores e Capela. Para ele, deveria ser feito listas dos favoráveis à mudança da feira para os demais dias da semana.

Weber encerrou a reunião passando uma lista, onde os favoráveis ao projeto deveriam assinar, bem como uma ata onde todos os presentes assinariam.

A primeira reunião na sede do Município aconteceu nesta quarta-feira, dia 07/01, no entanto, as reuniões já vêm acontecendo há algum tempo em povoados de Monte Alegre e Municípios vizinhos.  A meta é ampliar as discussões em todo o Município e oportunizar o envolvimento maciço de todos os segmentos da sociedade, e de qualquer cidadão que queria contribuir de forma democrática e participativa com a atualização ou melhoramento da minuta do Projeto.

Nenhum comentário: