sexta-feira, 3 de abril de 2009

Vento forte e chuva intensa atinge o Município, depois de meses de rigorosa estiagem


Pois é... depois de meses de rigososa estiagem, que causou a morte de centenas de animais, o Município de Monte Alegre foi atingido por um forte vendaval. O vento forte, acompanhado de muita chuva, destelhou diversas residências na cidade e algumas localidades do interior. O fornecimento de energia foi interrompido por mais de 6 horas em algumas localidades da sede do município. A força do vento ainda derrurou muros e árvores. Estima-se que os ventos tenham ultrapassado os 60 km/h.
A chuva se concentrou na sede do município e algumas localidades aos arredores da cidade, enchendo acudes e barragens.
Um dia depois do temporal, o sol voltou a brilhar forte e a situação continua difícil para o sertanejo. O problema da água foi amenizado, no entanto, falta mantimento para os animais.

Sobre o temporal, leia, abaixo, o relatório feito pelo Coordenador Municipal de Defesa Civil.


Relatório

No dia 02 de abril do corrente ano, a aproximadamente 16h30min, ocorreu na cidade de Monte Alegre de Sergipe/SE, e em suas proximidades, um forte vendaval acompanhado de muita chuva, acarretando em uma série de prejuízos econômicos(levantamento está sendo feito) para o Município e também para seus moradores. A duração do fenômeno foi de aproximadamente 1(uma) hora, causando muita destruição conforme fotos em anexo.


Os fortes ventos, que foram em média de 60 a 70 km/h, danificou o telhado do Centro de Abastecimento(CEASA) em 40%(quarenta por cento), prejudicando os feirantes que a partir do próximo domingo(dia 05) uma boa parte estarão sujeitos ao sol ou a chuvas, danificando seus produtos.


Na Rua Divina Pastora, um dos pontos mais afetados pelo fenômeno, a água invadiu cerca de 20(vinte) casas na "baixada", sendo que um salão onde encontrava-se um carro(gol) caiu, danificando boa parte do referido carro.


A Rua Divina Pastora é uma das principais vias de acesso para algumas Comunidades como: Tabuleiro, Nova Canaã entre outras, e, também, um dos acesos para o Hospital Municipal, sendo que a outra via de acesso para o Hospital também estava danificada e com muita água. Os veículos que transportava os estudantes ficaram impossibilitados de trafegar por essa via por um período de (três) horas, esperando o nível da água baixar. Quase todo o esgoto da Cidade passa por essa "baixada", sendo que os bueiros que ali se encontram não são suficientes para controlar a vazão em caso de uma forte chuva. Devido ao bloqueio, uma gestante teve que se dirigir ao Hospital Regional de Nossa Senhora da Glória/SE, pois estava em processo de parto.


Vários setores do Hospital Municipal de Monte Alegre estão danificados, Segundo a Diretora, a Sr.ª "Neire Fróes", o telhado está comprometido e, com isso, comprometido também todo o fôrro, que é de gesso. Foi realizado um mutirão pelos funcionários do Hospital para retirada do excesso de água.


O vendaval também danificou uma parte do telhado do Matadouro Municipal.


Devido o forte vento muitas árvores caíram na Cidade.


Segundo informações da EMDAGRO, choveu no dia de ontem(dia 02) 153 mm(cento e cinqüenta e três milímetros), valor muito acima da média.


A prefeitura Municipal, juntamente com a COMDEC(Coordenadoria Municipal de Defesa Civil) estão dando os primeiros atendimentos aos locais afetados.


Monte Alegre de Sergipe/SE, 03 de abril de 2009.


Cícero Aristides Sobrinho
Coordenador Municipal de Defesa Civil - Portaria nº 011/2007

Nenhum comentário: