sexta-feira, 3 de abril de 2009

Secretário Municipal participa do primeiro encontro com assessores de comunicação municipais

O Secretário Municipal de Cultura, Esporte, Lazer e Turismo, José Cleuso de Freitas, participou do primeiro encontro com assessores de comunicação municipais, promovida pela Secretaria de Estado da Comunicação Social (Secom), em Aracaju, nesta sexta-feira, dia 03 de abril de 2009. O Secretário aproveitou o ensejo e entregou, bem como protocolou, junto à Secretária de Comunicação, o projeto dos festejos juninos XVII FORRÓ ALEGRE.

Sobre a Reunião, confira a matéria da Agência Sergipe de Notícias:

Governo e assessores municipais discutem comunicação pública
Fonte: Agência Sergipe de Notícias
Fotos: Marcos Rodrigues/ASN

A Secretaria de Estado da Comunicação Social (Secom) está promovendo nesta sexta-feira, 3, o primeiro encontro com assessores de comunicação municipais. Esta é a primeira iniciativa da Secom inserida no selo ‘Comunicação em Debate’, marca que vai acompanhar todos os eventos realizados pela secretaria com foco na discussão da comunicação no estado. O encontro acontece no Hotel Celi, localizado na Orla de Atalaia, em Aracaju.

Durante a manhã, secretários e profissionais responsáveis por ações de comunicação de 37 municípios se reuniram com a equipe da Secom para conhecer a política de comunicação do Governo de Sergipe, debater a integração entre as diferentes esferas da comunicação governamental (municipal e estadual) e fortalecer o relacionamento entre Governo e prefeituras. À tarde, os comunicadores participam de uma oficina com o tema ‘Comunicação pública e os desafios das prefeituras’, sob coordenação do assessor da Secretaria de Comunicação da Presidência da República, Jorge Duarte.

De acordo com a secretária de Estado da Comunicação Social, Eloísa Galdino, o encontro cumpre com o objetivo de colocar à disposição dos assessores municipais toda a experiência adquirida pelo Governo no sentido de ajudá-los a estruturar o trabalho de comunicação nas prefeituras. “Esta é uma ação completamente sintonizada com a política do Governo de fortalecer a relação institucional com os entes municipais e interiorizar o desenvolvimento”, explicou a secretária, na abertura das atividades.

Segundo ela, um dos principais desafios que a Secom vai enfrentar neste terceiro ano de trabalho é o de ampliar ainda mais o raio seu raio de ação. “Já implantamos uma série de projetos que tornaram a Secom mais do que uma secretaria meio ao estabelecer um relacionamento mais direto com as comunidades, a exemplo do ‘Mídia Jovem’, e de apoio a eventos realizados pelos municípios”, disse a secretária, referindo-se ao Fundo Estadual de Patrocínio para Projetos Sócio-culturais e de Comunicação Social (FEPCS).

Com relação ao trabalho de aproximação com os assessores, Eloísa Galdino disse que, entre outras medidas, serão realizados módulos do Projeto de Qualificação em Comunicação (Proquali) com inscrições abertas aos profissionais do interior do estado e a equipe técnica da Secom vai estar disponível para ajudar na elaboração de projetos de requisição de patrocínio. “Nós disciplinamos essa área e é importante que os assessores saibam como formatar um projeto. Diferentemente da prática anterior, em que o patrocínio estaria garantido somente pela relação política ou de amizade entre os governantes”, destacou.

Sintonia

Para o secretário-adjunto de Estado da Comunicação Social, Chiquinho Ferreira, o encontro é de fundamental importância para quem trabalha em prefeituras do interior. Radialista, ele foi secretário de Comunicação dos municípios de Itabaiana e Nossa Senhora do Socorro antes de ser nomeado pelo governador Marcelo Déda. “Muitas vezes o assessor de comunicação não é qualificado na área e o prefeito entende que ele pode fazer de tudo, mesmo não tendo identidade com aquilo que ele deveria executar. Existe uma diferença de mentalidade muito grande entre o interior e a capital”, resumiu.

Ele se colocou à disposição dos participantes para conversar com os gestores municipais para mostrar a necessidade de a prefeitura ter uma estrutura mínima para a área de comunicação, com orçamento específico e o entendimento de que assessores e prefeitos precisam estar sintonizados em prol do fornecimento de informações de interesse público. “É importante para a comunicação do Governo do Estado que a comunicação dos municípios esteja funcionando, porque assim ajuda na divulgação das ações que envolvem os dois entes públicos”, destacou o secretário adjunto.

Ações e projetos

Na continuidade do encontro, a diretora de Integração e Projetos da Secom, Kadydja Albuquerque, explicou brevemente as ações de cada núcleo da secretaria e de que forma a experiência pode contribuir para o trabalho das assessorias municipais. Entre os assuntos abordados pela jornalista, o processo de planejamento estratégico iniciado pela Secom no início da atual gestão. “Nele, identificamos o foco da nossa atuação, como o respeito ao direito do cidadão em ter acesso a informações para exercer a cidadania e o contraponto da Secom, que é fornecer informações de interesse público de forma precisa e com qualidade”, citou.

Responsável por coordenar o encontro, Kadydja fez questão de deixar claro aos assessores a importância do evento. “Não estamos aqui somente para apresentar nossa experiência e dizer como as assessorias municipais podem nos ajudar, mas também para conhecer a melhor forma de contribuir com os projetos de vocês”, definiu.

Além da gestora de Integração e Projetos, quase todos os outros diretores da Secom estiveram presentes na primeira etapa do encontro. O jornalista Rodrigo Rocha, do núcleo de Imprensa, falou sobre o esforço do Governo em inverter a lógica de concentração da comunicação na capital do estado. “Estamos aqui justamente para desmistificar isso e saber como a gente pode se ajudar, compartilhando experiências para que possamos entender o funcionamento de cada prefeitura”, comentou.

Ainda segundo o diretor de Imprensa, o contato com os veículos do interior sergipano não basta para que o Governo possa divulgar as suas ações. “O nosso objetivo aqui não é convencer ninguém dos ideais partidários desta administração, e sim mostrar a importância de promover a informação de interesse público, como os serviços oferecidos pelo Governo”, disse, citando as matrículas para o curso pré-universitário da Secretaria de Estado da Educação (Seed) ou o programa ‘Bem Mulher’, da Secretaria de Estado da Saúde (SES).

Em seguida, a diretora do núcleo de Educomunicação, Nanah Alves, apresentou de forma rápida os objetivos do projeto ‘Mídia Jovem’, que promove a cidadania através do ensino de técnicas de comunicação e de mídia. “Este é um trabalho inovador dentro das secretarias estaduais de Comunicação, provando que a nossa Secom, além de cumprir o papel de divulgar as ações do Governo, atua diretamente para melhorar a vida das pessoas”, destacou. O ‘Mídia Jovem’ beneficia 80 jovens de Brejo Grande e de Aracaju com oficinas de fotografia, internet, mídia impressa, rádio, animação e vídeo. Além disso, já realizou intervenções de curta duração em vários municípios sergipanos.

Outro núcleo inédito na secretaria de Comunicação do Governo de Sergipe é o de Marketing, criado na atual gestão e dirigido pela publicitária Caroline Portugal. “A intenção deste evento é fazer com que vocês se sintam parte do processo de interiorização das ações e percebam a importância que nós damos ao interior do estado ao realizar eventos como o ‘Sergipe de Todos’ e o ‘Verão Sergipe’”, exemplificou, acrescentando que o encontro favorece o diálogo entre Governo e municípios e a troca de experiências.

Por fim, foi a vez da assessora técnica da Secom, Aline Magna, falar a respeito do Fundo de Patrocínio mantido pela secretaria, que exige das administrações municipais o atendimento a uma série de critérios para a apresentação de projetos. Sobre o FEPCS, a secretária Eloísa Galdino disse: “Estamos num ano crítico de arrecadação dos principais recursos para o Governo do Estado, como os royalties, o Fundo de Participação dos Estados (FPE) e o ICMS. Mas a gente sabe que alguns momentos são prioritários e mesmo com essa dificuldade nós vamos ajustar o orçamento e realizar os festejos juninos, até porque são uma marca do nosso estado e movimenta a economia”.

Experiência e dificuldades

Depois de o Governo falar, foi a vez dos assessores municipais se apresentarem e trocar um pouco da experiência com os colegas comunicadores. O primeiro foi Wilton Torres, que atualmente responde pela secretaria de Comunicação de Carmópolis. “Sabemos do compromisso do Governo em aproximar cada vez mais o interior da capital e dos projetos desenvolvidos pela Secom. Sem dúvida, queremos fechar parcerias com o Governo do Estado para informação o cidadão do interior cada vez melhor. O caminho é esse”, disse Wilton, que também já trabalhou como assessor de comunicação da Companhia Estadual de Habitação e Obras Públicas (Cehop).

O secretário de Turismo e Comunicação de Estância, Luiz Carlos Dussantus, também falou da importância do encontro. “Eventos como este são muito interessantes. Ainda temos muita coisa a aprender e precisamos exercitar um pouco mais as várias possibilidades de informar a população”, testemunhou o secretário.

Para a assessora de imprensa da Prefeitura de Rosário do Catete, Cláudia Meirelles, a iniciativa do Governo serviu, sobretudo, para valorizar o trabalho dos comunicadores dos municípios. “Nós precisamos muito do apoio do Governo do Estado para que possamos levar informação de interesse público à população”, resumiu.

Futuro

A partir do encontro com os assessores, o Governo vai construir um documento com propostas para melhorar a comunicação no estado como um todo na área pública. “Isto poderá ser o embrião do processo de construção da etapa estadual da Conferência Nacional de Comunicação, por isso é importante que nós comecemos a nos articular e debater determinados assuntos para estarmos prontos para esse processo”, pontuou a secretária Eloísa Galdino.

Ainda segundo ela, este encontro representa apenas o começo de uma relação de frequente contato com os assessores municipais. “O processo começa hoje e a partir do que ouviremos aqui vamos estudar a criação de mecanismos para que essa relação aconteça permanentemente”, garantiu a secretária de Estado da Comunicação.

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