quarta-feira, 10 de março de 2010

Obras do Sergipe Cidades avançam no Alto Sertão



Fonte: ASN

Quem segue rumo aos municípios do território do Alto Sertão Sergipano já percebe a mudança na infraestrutura viária da região. E para garantir a qualidade de vida da população, o Governo do Estado, por meio do programa Sergipe Cidades, está executando obras de desenvolvimento sustentável. As intervenções nas cidades de Monte Alegre, Poço Redondo e Canindé de São Francisco já estão a todo vapor, com mais de 80% dos serviços concluídos. Outras obras também já foram iniciadas nas cidades Nossa Senhora da Glória, Feira Nova, Gararu e Nossa Senhora de Lourdes.

As ações no Alto Sertão variam entre praças, pavimentação de ruas, quadras de esporte, rodoviárias, delegacias, pequenos distritos industriais e urbanização turística. Em Monte Alegre, o bairro popularmente conhecido por ‘Cohab’ e agora chamado pelos moradores de ‘Nova COHAB’ está recebendo toda infraestrutura de saneamento básico, além de pavimentação.
Segundo o prefeito João Vieira de Aragão, o Sergipe Cidades transformou a parte mais crítica de Monte Alegre. Já a lavradora Joseilde Góis disse que vivia na lama. “Morar aqui era muito ruim. Não tínhamos ruas, era só lama e poeira. Hoje nem acredito que tem calçamento, pois parece até um outro bairro”, destacou Joseilde.

A adolescente Luciene Gonçalves, 17 anos, explica que era impossível lavar roupa no quintal. “A poeira acabou, hoje eu posso lavar roupa fora de casa sem me preocupa. Posso até respirar melhor, porque isso aqui antes era terrível”, ressaltou. Para José Ferreira Costa, a pavimentação do bairro valorizou os imóveis. “Aqui na Cohab tinha gente que trocava seu pedaço de chão até por bicicleta. Agora não, as pessoas estão reformando suas casas, construindo. Elas sstão cuidando mais do bairro e vivendo melhor. Por isso, não perdi tempo e estou fazendo minha casa”, revelou José Ferreira.

Segundo o engenheiro do programa Sergipe Cidades, Edenilson Lima, a obra de pavimentação no bairro “Nova Cohab” está beneficiando diretamente cerca de 300 famílias. “Todo serviço estará concluído até a primeira quinzena de abril”. No município também estão previstos pelo programa Sergipe Cidades a construção de uma praça e uma quadra de esportes.
Canindé
Em Canindé de São Francisco, o Sergipe Cidades está executando a urbanização e pavimentação da entrada da cidade e construindo uma quadra de esportes no Colégio Estadual Delmiro Miranda. O comerciante Márcio José Tobias de Oliveira disse que a urbanização será como um cartão de boas vindas aos visitantes. “Canindé recebe muitos turistas e o acesso à cidade precisava ter um aspecto agradável, pois assim seria possível despertar o interesse das pessoas a conhecer tudo de bom que tem por aqui”, declarou Márcio.
Outra obra que chama atenção no município é a construção da quadra de esportes no Colégio Delmiro Miranda, que atende hoje 1,5 mil alunos do 1º e 2º Graus. De acordo com a professora de Português, Geovânia Silveira, a aula mais esperada por todos é a de Educação Física.
“A escola já existe há 14 anos, mas os estudantes sempre ficaram insatisfeitos por não terem um lugar adequado para praticar esportes. Agora todos estão bastante ansiosos”, afirmou Geovânia. “Estou contado os dias para a quadra ser entregue”, completa o estudante André Vitor de Oliveira.

Com os recursos do Sergipe Cidades, será construída ainda uma rodoviária no municípío. De acordo com Edenilson Lima, as obras do programa contemplam os principais anseios da população. “Todas as cidades do Alto Sertão estão sendo beneficiadas com o programa. Em alguns municípios as obras estão em processo de licitação, e em breve o Governo vai encaminhar as ordens de serviço”, informa o engenheiro.

O programa

Durante todo o ano de 2007, o Governo ouviu as demandas de 25 mil sergipanos dos 75 municípios. O fruto desse diálogo veio na forma de R$ 250 milhões de recursos do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), e outros R$ 20 milhões em contrapartida do Estado para serem investidos em todas as cidades do interior.

O Programa Sergipe Cidades é executado pela Secretaria de Estado do Planejamento (Seplan), por meio da Subsecretaria de Habitação e Programas Especiais (Subseha). No último dia 24 o, o governador Marcelo Déda assinou várias ordens de serviço destinadas a 15 municípios do Estado: Santana do São Francisco, Ilha das Flores, Nossa Senhora da Glória, Nossa Senhora do Socorro, Campo do Brito, Maruim, Telha, Laranjeiras, Poço Verde, Graccho Cardoso, Itabi, Gararu, Lagarto, Indiaroba e Umbaúba.
A solenidade marcou a segunda série de ordens de serviço iniciadas no final de agosto do ano passado, quando foram autorizadas 35 obras de infraestrutura em 26 municípios dos oito territórios.

Nenhum comentário: