
Por Elian Soares
Como até então, ninguém tinha registrado uma pesquisa, o eleitor ficou "perdido no meio desse tiroteio". Afinal, quem estaria falando a verdade? Em quem confiar? Recentemente Tonhão veiculou uma vinheta fazendo alguns esclarecimentos ao eleitor e, nesse sentido, alegando que se a pesquisa de Aragão fosse verdadeira, teria sido registrada em Cartório Eleitoral.
Pois bem. O Jornal da Cidade encomendou a realização de uma pesquisa de opinião pública e divulgou nesta data seu resultado. A publicação da pesquisa, bem como seu resultado, impactaram fortemente ambos os lados - a situação e a oposição. Do lado da situação, a frustração se deve ao fato de que todos esperavam uma larga vantagem - por volta dos 15% em cima do candidato Tonhão (PSC). Do lado da oposição, o desapontamento se deve ao fato dela esperar um empate técnico ou uma possível vantagem em cima do candidato Aragão (PMDB).
Veja a matéria na íntegra:
===============================================
Aragão, de Monte Alegre, tem 52,7% das intenções de voto
Fonte: http://2008.jornaldacidade.net/2008/noticia.php?id=15096
Texto: Cícero Mendes/ Foto: Tarcísio Dantas
Os 8.444 eleitores de Monte Alegre, no sertão sergipano, devem reeleger o prefeito João Aragão (PMDB) no próximo domingo. Esse é o cenário que aponta uma pesquisa do Instituto Soma, realizada sob encomenda do JORNAL DA CIDADE, no último dia 28 de setembro junto a 570 entrevistados.
Os números mostram que Aragão, candidato da coligação “O Progresso continua” e apoiado pelo governador Marcelo Déda, tem 54% dos votos válidos, contra 44% de Antônio Rodrigues, o Tonhão do PSC, candidato pela coligação “Monte Alegre agora é a vez do povo”. Professor Waltemberg, do PMN, alcançou apenas 2% dos votos válidos, que são calculados quando são retirados os votos nulos e brancos e indecisos.
Na pesquisa induzida, Aragão alcançou 52,5% das intenções de voto. Tonhão ficou com 43,6% das citações, uma diferença de 8,9 pontos percentuais para o prefeito. Em quantidade de votos, essa vantagem gira em torno de 700 votos a mais para o candidato à reeleição. Professor Waltemberg tem 1,4% das intenções. O número de indecisos em Monte Alegre é pequeno, apenas 2,3%, o que indica uma possibilidade muita pequena de mudança no atual quadro. Brancos e nulos somaram 0,2%.
O mesmo percentual da induzida se repete na pesquisa espontânea, com Aragão com 52,5%, Tonhão 43,6% e Professor Waltemberg 1,4%. Esse resultado semelhante mostra uma definição clara dos eleitores sobre quem é seu candidato no próximo domingo.
Das 18 localidades pesquisadas pelo Soma, João Aragão vence em onze regiões. A maior diferença pró-prefeito está no Centro do município, onde Aragão alcança mais de 70%, em média, da preferência do eleitorado. Segundo o Soma, o prefeito vence Tonhão em todas as faixas etárias do eleitorado. Aragão tem 51,9% da preferência entre os 16 aos 18 anos; 53,5% dos 25 aos 39 anos; 50% dos 40 aos 59 anos e 56,4% acima dos 60 anos de idade.
A pesquisa do Instituto Soma está registrada sob o número 001/2008 na 18ª Zona Eleitoral.
===============================================
Esse é o resultado da pesquisa. É esperar pra ver se os números do Instituto Soma se consolidam na Eleição do dia 05 de outubro.
Nenhum comentário:
Postar um comentário