quarta-feira, 1 de outubro de 2008

ELEIÇÕES 2008 - PESQUISAS versus ESPECULAÇÕES

Por Elian Soares

Nos últimos dias que antecedem as eleições, muitos comentários têm sido propalados na cidade acerca de resultados de "supostas pesquisas internas" sobre a preferência do eleitor montealegrense. Do lado de Tonhão, muitos números são especulados - de certa forma, até contraditórios: alguns dizem que Tonhão está na frente com 12%; outros, que está empatado tecnicamente; outros, ainda, falam em números de 7%. O candidato do PSC, em um dos seus eventos políticos, chegou a balançar uma folha de papel, alegando que seria uma pesquisa interna, na qual estaria na frente de Aragão. Do lado de Aragão, os comentários são de que as pesquisas internas mostram que Aragão teria de 13% a 16%.

Como até então, ninguém tinha registrado uma pesquisa, o eleitor ficou "perdido no meio desse tiroteio". Afinal, quem estaria falando a verdade? Em quem confiar? Recentemente Tonhão veiculou uma vinheta fazendo alguns esclarecimentos ao eleitor e, nesse sentido, alegando que se a pesquisa de Aragão fosse verdadeira, teria sido registrada em Cartório Eleitoral.

Pois bem. O Jornal da Cidade encomendou a realização de uma pesquisa de opinião pública e divulgou nesta data seu resultado. A publicação da pesquisa, bem como seu resultado, impactaram fortemente ambos os lados - a situação e a oposição. Do lado da situação, a frustração se deve ao fato de que todos esperavam uma larga vantagem - por volta dos 15% em cima do candidato Tonhão (PSC). Do lado da oposição, o desapontamento se deve ao fato dela esperar um empate técnico ou uma possível vantagem em cima do candidato Aragão (PMDB).

Veja a matéria na íntegra:

===============================================
Aragão, de Monte Alegre, tem 52,7% das intenções de voto
Fonte: http://2008.jornaldacidade.net/2008/noticia.php?id=15096
Texto: Cícero Mendes/ Foto: Tarcísio Dantas

Os 8.444 eleitores de Monte Alegre, no sertão sergipano, devem reeleger o prefeito João Aragão (PMDB) no próximo domingo. Esse é o cenário que aponta uma pesquisa do Instituto Soma, realizada sob encomenda do JORNAL DA CIDADE, no último dia 28 de setembro junto a 570 entrevistados.

Os números mostram que Aragão, candidato da coligação “O Progresso continua” e apoiado pelo governador Marcelo Déda, tem 54% dos votos válidos, contra 44% de Antônio Rodrigues, o Tonhão do PSC, candidato pela coligação “Monte Alegre agora é a vez do povo”. Professor Waltemberg, do PMN, alcançou apenas 2% dos votos válidos, que são calculados quando são retirados os votos nulos e brancos e indecisos.

Na pesquisa induzida, Aragão alcançou 52,5% das intenções de voto. Tonhão ficou com 43,6% das citações, uma diferença de 8,9 pontos percentuais para o prefeito. Em quantidade de votos, essa vantagem gira em torno de 700 votos a mais para o candidato à reeleição. Professor Waltemberg tem 1,4% das intenções. O número de indecisos em Monte Alegre é pequeno, apenas 2,3%, o que indica uma possibilidade muita pequena de mudança no atual quadro. Brancos e nulos somaram 0,2%.

O mesmo percentual da induzida se repete na pesquisa espontânea, com Aragão com 52,5%, Tonhão 43,6% e Professor Waltemberg 1,4%. Esse resultado semelhante mostra uma definição clara dos eleitores sobre quem é seu candidato no próximo domingo.

Das 18 localidades pesquisadas pelo Soma, João Aragão vence em onze regiões. A maior diferença pró-prefeito está no Centro do município, onde Aragão alcança mais de 70%, em média, da preferência do eleitorado. Segundo o Soma, o prefeito vence Tonhão em todas as faixas etárias do eleitorado. Aragão tem 51,9% da preferência entre os 16 aos 18 anos; 53,5% dos 25 aos 39 anos; 50% dos 40 aos 59 anos e 56,4% acima dos 60 anos de idade.

A pesquisa do Instituto Soma está registrada sob o número 001/2008 na 18ª Zona Eleitoral.
===============================================

Esse é o resultado da pesquisa. É esperar pra ver se os números do Instituto Soma se consolidam na Eleição do dia 05 de outubro.

Nenhum comentário: